O piquenique das tartarugas
tempo de leitura - 2 minutos
As Parábolas são uma forma de contar histórias que normalmente trazem em seu conteúdo lições relacionadas ao nosso comportamento e que servem para nossa reflexão. Esta nos mostra como a desconfiança pode estragar tudo...
Conta-se que uma família de tartarugas decidiu sair para um piquenique, e, por serem naturalmente lentas, levaram alguns dias para prepararem-se para seu passeio.
Finalmente saíram de casa para procurar um local apropriado, e, durante o segundo dia da viagem encontraram o lugar ideal!
Elas levaram algumas horas para limpar a área, e então desembalaram a cesta de piquenique e terminaram os arranjos.
Quando estavam prontas pra comer, descobriram que tinham esquecido o sal. Todas concordaram que um piquenique sem sal seria um desastre, e após uma longa discussão, a tartaruga mais nova foi a escolhida para voltar em casa e pegar o sal, pois era a mais rápida das tartarugas.
A pequena tartaruga lamentou, chorou, e esperneou, mas concordou em ir com uma condição: que ninguém comeria até que ela voltasse. A família concordou e a pequena tartaruga então saiu para buscar o sal.
Três dias se passaram e a pequena tartaruga ainda não havia retornado. Cinco dias… Seis dias…
Então, no sétimo dia, a tartaruga mais velha, que já não suportava mais de tanta fome, anunciou que ia comer, e começou a desembalar um sanduíche.
Quando deu a primeira “dentada” no sanduíche, a pequena tartaruga saiu detrás de uma árvore e gritou:
– Ahhááááááá!!!! (te peguei!!!) Eu tinha certeza que vocês não iam me esperar. Agora é que eu não vou mesmo buscar o sal!
Deixo aqui a reflexão que para existir sinergia em uma equipe precisamos ter um comportamento não só de colaboração, mas também de confiança e respeito. E que, conforme vimos em nossa palestra Sinergia, as coisas podem ser mais fáceis e maiores (e melhores) se construídas por uma equipe engajada em um único objetivo.
Forte abraço.
Steiner Frazão
P.S.: se gostou, curta e compartilhe!