top of page

Curva do Esquecimento

tempo de leitura - 3 minutos

Para combater o esquecimento, Revisões

Nos últimos tempos os cursinhos, principalmente aqueles de concursos públicos (que são absurdamente concorridos), vêm trazendo essa teoria como a solução para a retenção das matérias. Vamos clarear um pouco o assunto.

Lá no longínquo ano de 1885, um filósofo alemão chamado Hermann Ebbinghaus, realizou pesquisas de qual era a capacidade de retenção de informações de nosso cérebro com o passar do tempo, após uma sessão de estudos de uma hora de duração, e demonstrou graficamente, o que passou a ser chamado de Curva do Esquecimento.

Mesmo com as limitações de sua pesquisa na época, acredito ter algo válido (pois constatamos isso no nosso dia a dia, além de cursinhos e também escolas de línguas utilizarem o processo).

Segundo a pesquisa, nós temos a incrível capacidade natural de "esquecer" perto de 50% do que aprendemos em apenas 1 hora; no primeiro dia já foi embora perto de 65% do conteúdo; e depois de um mês ficamos com perto de 20% apenas do que foi visto. Sinistro, não???

Bom, já descobrimos a doença, mas e o remédio???

Uma solução para a retenção maior dos conteúdos está em um processo que chamaram SRS (Spaced Repetition System), algo como Sistema de Repetição Espaçada, ou seja, na repetição, ou revisões (vejam na linha verde do gráfico como o nível da retenção aumenta substancialmente com as revisões consecutivas).

Na verdade, o desafio é "transferirmos" o conteúdo de uma área do cérebro onde ficam armazenadas as "lembranças de curto prazo" para outra das de "longo prazo".

Sabe aquela música que você aprendeu ainda garoto, que não escuta a 15, 20 anos e que tocou agora e você ficou cantarolando, tendo lembrado toda (ou uma grande parte) da letra??? pois é, estava "guardada" nas lembranças de longo prazo - ou seja, você somente esqueceu que sabia a letra...

E este é um dos conceitos de nosso Programa Você melhor, porque você pode ser: continuamente por um período de 35 dias explorar os conceitos discutidos nas respectivas palestras presenciais.

Com o máximo de 5 minutos por dia você terá a condição de reter muito mais conteúdo, o que contribuirá bastante para sua tomada de decisão em relação a mudanças, aprimoramentos ou incorporação de atitudes, posturas e comportamentos.

Relembre o que dissemos, faça suas perguntas, comente sobre o tema. Você estará contribuindo para o crescimento de todos.

Abs e sucesso!!!

Steiner Frazão

P.S.: se gostou, curta e compartilhe!

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page