Recado para os Líderes: a importância do Propósito em sua empresa


A Edelman, uma empresa de comunicação global, acaba de liberar os resultados de uma pesquisa realizada em agosto/21 com 7 mil empregados em 7 países diferentes (inclusive o Brasil), e nos traz informações interessantes e também importantes para todos os líderes (2021 Trust Barometer Special Report: The Belief-Driven Employee | Edelman).


Em 2019, escrevi o livro (PEPCI)n 6 letras para o Sucesso, e o primeiro "P" é de Propósito.

Uma passagem do livro:

Mas, afinal o que é esse tal propósito?

Na minha opinião, são os mesmos objetivos e metas de anos atrás, só que, agora, com um sentido, com um porquê. Particularmente acho nobre, pois agora temos um objetivo com motivo, ou ainda um motivo para atingir seu objetivo, é o fazer com um significado que geralmente conecta o que Você faz com uma causa maior que beneficiará a sociedade em geral.

É o encontro do racional e o emocional: sensacional!


Pois é, o que fica (mais) claro com essa pesquisa é que as pessoas (ou empregados) estão valorizando mais as causas sociais, e querem ver seus líderes e suas empresas como protagonistas nessas ações.

Acredito que a pandemia também tenha contribuído neste movimento, uma vez que vimos de forma mais explícita, que somos falíveis, ou, em outras palavras, precisamos aproveitar mais, fazendo mais, de nossas vidas. E isso implica também outras pessoas!


No curso online O Sucesso em 6 letras chamo os alunos a refletirem sobre o que eles, com seus conhecimentos e experiências, podem oferecer de melhor para as pessoas, para o mundo. E defendo que esse é o sentido (e a própria definição) de propósito: não se trata de nada individual, mas de coletivo, para os outros; não é fazer para você, é fazer para os outros.


Ué, não é o mesmo sentido do costumer centricity, estar centrado no cliente? E, para tal, não seria básico o "be in another person's shoes", também conhecido como Empatia?


Está mesmo tudo conectado: para atingir (e/ou permanecer) o Sucesso, precisamos aceitar que o cliente é a essência do nosso negócio e que precisamos conhecê-lo cada vez mais, oferecendo produtos e/ou serviços que trarão transformações positivas para ele, e também para os seus.


Ótimo desafio, concorda?


Sucesso!!

Posts Destacados