A assembléia das ferramentas
tempo de leitura - 3 minutos
As Parábolas são uma forma de contar histórias que normalmente trazem em seu conteúdo lições relacionadas ao nosso comportamento e que servem para nossa reflexão. Esta é a cara do que discutimos em nossa palestra Sinergia.
Contam que, em certa ocasião aconteceu uma assembléia de ferramentas numa carpintaria para resolver certos problemas da classe.
O martelo estava exercendo a presidência, porém a assembléia o notificou que tinha que renunciar. A causa? Fazia demasiado ruído! E, ademais, passava o tempo todo dando golpes e fazendo barulho.
Foi substituído pelo parafuso, que também não durou muito, acusado de ficar dando muitas voltas para conseguir alguma coisa.
A lixa assumiu seu lugar, mas também por pouco tempo. Era muito áspera no tratamento com os demais e criava muitos atritos.
Foi substituída pelo metro, que, no princípio, se deu bem, mas logo começaram a acusá-lo de achar que só ele estava certo, que só ele era exato, e que media a todos segundo suas próprias medidas, como se fosse o único perfeito.
Nesse momento entrou o carpinteiro, colocou seu avental e iniciou o seu trabalho.
As ferramentas foram passando por suas mãos: o martelo, o serrote, o parafuso, a lixa, o metro, etc...
No final de seu trabalho, aquelas tábuas tinham se convertido num belo armário, elegante e fino.
Quando o marceneiro saiu, as ferramentas decidiram retomar a assembléia.
O serrote tomou a palavra e disse:
- Senhoras e senhores! Ficou demonstrado que temos defeitos e limitações, e por isso não nos aceitamos uns aos outros.
Mas o marceneiro trabalhou com nossas qualidades, nossas melhores habilidades, e isto nos tornou valiosos.
Esse armário está em pé, reto, bem equilibrado, preciso e exato, graças ao metro. As tábuas foram encaixadas umas nas outras graças à força do martelo. O parafuso uniu e juntou muito bem as diversas partes do armário.
A lixa tirou as asperezas da madeira e deu lisura e brilho ao armário.
Assim, que não pensemos em nossos pontos negativos, mas nos concentremos na utilidade dos nossos pontos positivos!
As ferramentas sentiram-se verdadeiramente animadas ao ver que poderiam produzir móveis de qualidade, se trabalhassem como uma verdadeira equipe, juntas e em harmonia.
A lição aqui, discutida na palestra Sinergia, é que podemos alcançar um resultado maior (e até inexplicável as vezes) se juntarmos as características e os talentos diversos de cada um dos elementos, direcionados para um objetivo único, agindo com respeito e confiança.
Grande abraço e sucesso em equipe.
Steiner Frazão
P.S.: se gostou, curta e compartilhe!