top of page

Marcas mais amadas no Brasil - Netflix

tempo de leitura - 7 minutos

Vire e volta nos perguntamos o que faz empresas de sucesso terem sucesso, não é mesmo? O que fizeram ou deixaram de fazer? Em que ponto se diferenciaram? Certamente existem inúmeras respostas, mas provavelmente encontraremos algumas na sua cultura organizacional.

Claro, pois a cultura irá ditar os comportamentos a seguir; tais comportamentos levarão a um outro nível, também chamado sucesso, que, normalmente passa por uma equipe engajada e extraordinária realizando um atendimento "especial" (tipo CAC) aos clientes, que, por sua vez, se sentem agradecidos e passam a admirar, a amar estas empresas.

Aqui falaremos de 3 das empresas mais amadas no Brasil: Netflix, Apple e Goggle.

Em uma pesquisa realizada em junho e julho de 2016, com 26 mil pessoas no Brasil, Estados Unidos e Reino Unido, sobre as empresas mais amadas pelos consumidores no mundo, a Netflix ficou em primeiro lugar aqui no Brasil.

Sobre a história:

A Netflix foi fundada por Reed Hastings e Marc Randolph em 1997, dois empreendedores do ramo de tecnologia que queriam vender algo pela internet, mas não sabiam o quê. Eles criaram uma espécie de "locadora de filmes online", onde, através de um site se fazia uma solicitação de um filme e eles enviavam para a casa dos clientes através dos correios.

Começando com apenas 30 funcionários e 925 títulos (o que era quase todos os filmes produzidos em DVD até o momento) a Netflix fez seu nome por oferecer a possibilidade de receber na porta de casa sem custo de envio e devolução, sem multas por atraso, e sem custo extra por determinado título. O usuário tinha ainda a opção de comprar o DVD caso quisesse.

Uma curiosidade: no ano 2000, a Netflix foi oferecida para a maior rede de videolocadoras do mundo e sua principal concorrente, a Blockbuster, que no seu ápice chegou a ter cerca de 60 mil funcionários espalhados por mais de 9 mil lojas ao redor do mundo. O irônico é que a marca não quis comprar a Netflix por desacreditar do seu modelo de negócio. Em 2008, o site da Netflix já tinha 5 vezes o número de acessos do site da concorrente. E em 2010 a Blockbuster anunciou sua falência e começou a negociar sua venda para outras marcas.

A Netflix começou com o serviço de streaming em 2007 nos Estados Unidos. Somente 3 anos depois no Canadá. Por aqui chegou apenas em setembro de 2011 (mas antes dos países europeus, em 2012).

Atualmente a Netflix é uma das maiores empresas de entretenimento do mundo, o principal serviço de TV por Internet mundial, com mais de 83 milhões de assinantes em mais de 190 países, assistindo a mais de 125 milhões de horas de filmes e séries por dia.

E uma última curiosidade: ela continua ainda hoje com o serviço de entrega de filmes via correio nos EUA, com remanescentes 5 milhões de assinantes.

Sobre a cultura:

A Netflix não é uma das empresas mais inovadoras do mundo somente no produto que vende, mas também em sua cultura organizacional, que é única e foi abertamente divulgada em 2009, por seu CEO e cofundador da empresa, Reed Hastings.

Foi chamado de Manifesto e é um documento que contextualiza os valores da empresa e como seus profissionais devem se portar.

Detalhe: como um dos valores é a transparência, tal apresentação está disponível para quem quiser ver, e já teve mais de 15,5 milhões de visualizações.

É bacana a declaração da número 2 do Facebook na época, Sheryl Sandberg: “Provavelmente este é o documento mais importante que já saiu do Vale do Silício.”

São 124 telas , divididas em 7 grandes grupos, e coloco aqui o que achei de mais interessante na filosofia Netflix:

- Como um pré-requisito, a base de sustentação: a Excelência; segundo o manifesto, eles procuram excelência e a cultura da empresa foca em ajudar a alcançar essa excelência;

- eles particularmente valorizam 9 comportamentos e habilidades: julgamento, comunicação, impacto,curiosidade, inovação, coragem, paixão, honestidade e altruismo.

- um local de trabalho incrível é onde temos colegas de trabalho incríveis, onde todos contribuem com o desenvolvimento uns dos outros; ajudamos uns aos outros como forma de sermos melhores;

- somos um time e temos estrelas em todas as posições; e somos também responsáveis por garantir nossos valores;

- "Pessoas responsáveis alcançam sucesso com liberdade e são dignas de liberdade";

- Sobre a política de férias: "não há política de férias";

- sobre gastos: aja no melhor interesse da Netflix (algo como "gaste como se o dinheiro fosse seu");

- contexto, não controle: o líder precisa ser transparente e direto na divisão de metas e tarefas de acordo com o papel de cada um; são realizadas reuniões entre as áreas da empresa periodicamente, demonstrando os resultados e as estratégias para fortalecer o contexto que todos estão inseridos;

- altamente alinhada e descentralizada: todos devem saber dos objetivos-macro da empresa, bem como as estratégias para alcançá-los, o que representa um alto grau de confiança na equipe;

- sobre a política de remuneração: "um funcionário excepcional custa menos que dois adequados, assim, pagamos o máximo que o mercado pagaria";

- "Nós nos esforçamos para ter apenas profissionais excepcionais";

- ambiente não competitivo: não existem rankings dos 10% melhores ou piores; "queremos que todos os profissionais estejam no top 10%"; "queremos profissionais que ajudem uns aos outros, e eles fazem isso";

- "Netflix não tem que ser prá vida toda": nem sempre dá para promover todo mundo e no seu tempo, assim os caminhos estão sempre abertos para o mercado;

Foi isso, pessoal, abraços, sucesso e até a próxima.

Steiner Frazão

Para ler mais sobre a história e a filosofia Netflix acesse os seguintes links:

https://www.oficinadanet.com.br/post/15898-a-historia-da-netflix

http://exame.abril.com.br/marketing/marcas-mais-amadas-mundo/

http://www.agenciasys.com.br/blog/os-7-pilares-da-cultura-interna-da-netflix/

http://www.infomoney.com.br/carreira/emprego/noticia/5438781/funcionario-conta-como-trabalhar-netflix-que-preciso-para-ser-contratado

https://www.linkedin.com/pulse/manifesto-netflix-o-documento-que-pode-mudar-formato-alves-nogueira

http://destinonegocio.com/br/gestao/manifesto-netflix-de-2009-ensina-sobre-a-cultura-organizacional/

P.S.: se gostou, curta e compartilhe!

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page