top of page

TED - Tempo, Energia e Dinheiro

tempo de leitura - 3 minutos

O comportamento equivocado de separar o que deve estar junto!

imagem de http://blog.guiainvest.com.br

É verdadeiramente impressionante como ainda temos, no nosso dia a dia mesmo, atitudes que dissociam esses 3 elementos - tempo, energia e dinheiro.

Lembro de uma ocasião onde uma dona de casa me disse que não ia no posto de combustível ao lado de sua residência, e sim em um a 4 km dali, pois este estava com o preço por litro R$0,10 abaixo do primeiro.

Logicamente pensamos que, para um tanque de 50 litros, teríamos uma economia de R$5,00 para encher o mesmo, ou seja, a coisa certa a fazer! Nem tanto...

Aqui esquecemos do tempo despendido (e o risco) para realizar o deslocamento e, junto com ele, toda a energia que poderíamos estar alocando em algo mais nobre. É o mesmo caso das compras em supermercados, padarias e mercearias; deve-se levar em conta a comodidade de um estabelecimento deste perto de nossas casas ...

No mundo corporativo também observamos de forma bastante recorrente esse tipo de situação, por exemplo em viagens de avião: olha-se (apenas) o preço da passagem sem se incomodar com o tempo da viagem, e a energia que o profissional despende no combate ao stress criado por tal (algumas empresas têm até políticas de viagem com a ênfase apenas no preço); uma visão míope de como aumentar a produtividade da empresa: o profissional trabalha mas não realiza (ou realiza mal ou menos do que poderia).

Se começarmos a perceber com mais detalhe, fazemos essas escolhas diariamente, sem pensar, como se ligados no "automático".

Hoje falamos muito em crenças limitantes... certamente esta é uma que precisamos nos libertar; é (ou deveria ser) página virada pensar no custo apenas com o viés financeiro; o acertado é que procuremos ter um modelo mental (sair da caixa) que avalie os 3 aspectos em conjunto: o tempo que iremos levar para realizar, com qual (quantidade de) energia aplicada e a que custo.

Aí sim estaremos sendo lógicos.

Bons pensamentos e sucesso.

Steiner Frazão

P.S.: se gostou, curta e compartilhe!

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page