top of page

O futuro do atendimento (ou o atendimento do futuro)

tempo de leitura - 3 minutos

O importante casamento da tecnologia e a humanidade

imagem de shutterstock

Em minha nova experiência no mercado digital encontrei algumas posições muito interessantes sobre o que será de nosso futuro (em breve) e me inspiro aqui nos profissionais Ricardo Cestari Junior, da neoassist, Bruno Macedo, do site o futuro das coisas e meu futuro professor Murilo Gun, da Reaprendizagem criativa.

O que podemos esperar de um futuro muito próximo é que cada vez mais as tarefas repetitivas e padronizadas serão realizadas por "robôs", utilizando a inteligência artificial e, consequentemente, substituindo a mão de obra humana.

Sinistro hein? A história do Exterminador do Futuro vai realmente acontecer? (deixei um link no final para relembrar do último filme da série - Gênesis).

Na verdade isto já vem acontecendo há algum tempo e são mais visíveis em caixas eletrônicos e atendimentos telefônicos.

Mas as "máquinas" vão mesmo tomar nossos empregos??? Sim e não.

No Fórum Econômico Mundial de 2016, em Davos, Suiça, houve uma estimativa do desaparecimento de 5 milhões de empregos até 2020, somente nas 15 maiores economias mundiais, devido à expansão das tecnologias emergentes no setor produtivo. Ou seja, as máquinas devem substituir os humanos nas tarefas burocráticas.

E então, para nos garantir, o Atendimento deverá dar lugar ao Relacionamento e o diferencial que teremos que desenvolver ainda mais será o de ser humano, ou seja, precisaremos usar as habilidades que são intrinsecamente humanas.

Talvez a maior delas seja a que discutimos em nossa palestra Atendimento, quando falamos do CAC e, especialmente no estágio Atenção: a famosa Empatia, ou a capacidade de nos colocar no lugar do outro, com o objetivo de criar a conexão necessária com nosso cliente.

Assim, cabe a nós ter a atitude de fazer o melhor, de pensar e agir como o consumidor, de ser o serviço que gostaríamos de receber, de ter e demonstrar o compromisso de servir e defender a nossa razão de existir: o Cliente.

Sucesso e boas vendas!

Steiner Frazão

texto originalmente escrito em nov/2016 e atualizado em jan/2017

P.S.: se gostou, curta e compartilhe!

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page