Contato

Tel: +55 11 99597-2229

steinerfrazao@gmail.com

São Paulo, Brasil

O futuro do atendimento (ou o atendimento do futuro)

27.01.2017

tempo de leitura - 3 minutos

 

O importante casamento da tecnologia e a humanidade

 

 Em minha nova experiência no mercado digital encontrei algumas posições muito interessantes sobre o que será de nosso futuro (em breve) e me inspiro aqui nos profissionais Ricardo Cestari Junior, da neoassist, Bruno Macedo, do site o futuro das coisas e meu futuro professor Murilo Gun, da Reaprendizagem criativa.

 

O que podemos esperar de um futuro muito próximo é que cada vez mais as tarefas repetitivas e padronizadas serão realizadas por "robôs", utilizando a inteligência artificial e, consequentemente, substituindo a mão de obra humana.

 

Sinistro hein? A história do Exterminador do Futuro vai realmente acontecer? (deixei um link no final para relembrar do último filme da série - Gênesis).

 

Na verdade isto já vem acontecendo há algum tempo e são mais visíveis em caixas eletrônicos e atendimentos telefônicos.

 

Mas as "máquinas" vão mesmo tomar nossos empregos??? Sim e não.

 

No Fórum Econômico Mundial de 2016, em Davos, Suiça, houve uma estimativa do desaparecimento de 5 milhões de empregos até 2020, somente nas 15 maiores economias mundiais, devido à expansão das tecnologias emergentes no setor produtivo. Ou seja, as máquinas devem substituir os humanos nas tarefas burocráticas.

 

E então, para nos garantir, o Atendimento deverá dar lugar ao Relacionamento e o diferencial que teremos que desenvolver ainda mais será o de ser humano, ou seja, precisaremos usar as habilidades que são intrinsecamente humanas.

 

Talvez a maior delas seja a que discutimos em nossa palestra Atendimento, quando falamos do CAC e, especialmente no estágio Atenção: a famosa Empatia, ou a capacidade de nos colocar no lugar do outro, com o objetivo de criar a conexão necessária com nosso cliente.

 

Assim, cabe a nós ter a atitude de fazer o melhor, de pensar e agir como o consumidor, de ser o serviço que gostaríamos de receber, de ter e demonstrar o compromisso de servir e defender a nossa razão de existir: o Cliente.

 

Sucesso e  boas vendas!

 

Steiner Frazão

 

texto originalmente escrito em nov/2016 e atualizado em jan/2017

 

P.S.: se gostou, curta e compartilhe!

 

 

 

 

Please reload

Posts Destacados

(PEPCI)n 6 letras para o Sucesso - Comentários

05.06.2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Procure por Tags